DOE

Senador que criou Estatuto do Desfacamento retirará projeto após críticas

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal aprovou, na última quarta-feira (29), o projeto de lei (PLS 320/2015) do senador Raimundo Lira (PMDB-PB) que torna crime o porte de arma branca (faca, canivete e estilete), apelidado de “Estatuto do Desfacamento”.

A ampla divulgação dada ao avanço do projeto, inclusive no ILISP, gerou protestos nas redes sociais que levaram o autor do projeto a anunciar, no dia seguinte (30), que protocolará a retirada da medida. De acordo com a página oficial do senador Raimundo Lira do Facebook, a retirada ocorrerá porque o senador “está sempre atento às demandas da sociedade paraibana e brasileira” e “a proposta teve uma interpretação equivocada por parte da imprensa e de setores que trabalham ou utilizam objetos como tesouras, facas, em atividades diárias”.

Na mesma mensagem, o senador mostra que continua favorável ao projeto porque “temos visto o aumento do uso desses artefatos, principalmente em assaltos aos pedestres e ao transporte público”, como se criminosos – os quais, por definição, não respeitam leis – fossem respeitar o Estatuto do Desfacamento proposto pelo senador paraibano. A vontade da população brasileira, amplamente contrária ao desarmamento no referendo de 2005, também foi “esquecida” pelo senador ao apresentar o projeto que prevê a mesma medida para armas brancas.

Ao final, o texto afirma que “foi suspensa a tramitação do projeto e, portanto, não será mais aprovado”. O site oficial do Senado Federal, entretanto, ainda não recebeu o protocolo mencionado pelo senador e o projeto continua em tramitação até o momento.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...