DOE

Senador que criou Estatuto do Desfacamento retirará projeto após críticas

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal aprovou, na última quarta-feira (29), o projeto de lei (PLS 320/2015) do senador Raimundo Lira (PMDB-PB) que torna crime o porte de arma branca (faca, canivete e estilete), apelidado de “Estatuto do Desfacamento”.

A ampla divulgação dada ao avanço do projeto, inclusive no ILISP, gerou protestos nas redes sociais que levaram o autor do projeto a anunciar, no dia seguinte (30), que protocolará a retirada da medida. De acordo com a página oficial do senador Raimundo Lira do Facebook, a retirada ocorrerá porque o senador “está sempre atento às demandas da sociedade paraibana e brasileira” e “a proposta teve uma interpretação equivocada por parte da imprensa e de setores que trabalham ou utilizam objetos como tesouras, facas, em atividades diárias”.

Na mesma mensagem, o senador mostra que continua favorável ao projeto porque “temos visto o aumento do uso desses artefatos, principalmente em assaltos aos pedestres e ao transporte público”, como se criminosos – os quais, por definição, não respeitam leis – fossem respeitar o Estatuto do Desfacamento proposto pelo senador paraibano. A vontade da população brasileira, amplamente contrária ao desarmamento no referendo de 2005, também foi “esquecida” pelo senador ao apresentar o projeto que prevê a mesma medida para armas brancas.

Ao final, o texto afirma que “foi suspensa a tramitação do projeto e, portanto, não será mais aprovado”. O site oficial do Senado Federal, entretanto, ainda não recebeu o protocolo mencionado pelo senador e o projeto continua em tramitação até o momento.

https://www.facebook.com/SenadorRaimundoLira/photos/a.351571578364405.1073741828.349925051862391/764515990403293/?type=3&theater

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Liberdade para Trabalhar avança em Indiaroba/SE
A cidade de Indiaroba, no estado...
ILISP vence prêmio de melhor projeto liberal da América Latina
O Instituto Liberal de São Paulo...
Boa Vista/RR se torna a capital mais livre para trabalhar do Brasil
A cidade de Boa Vista, capital...
Liberdade para Trabalhar avança em Anápolis-GO com 297 atividades liberadas de alvará
Lançado no dia 29 de junho...
Ranking mundial da Forbes reconhece o ILISP como um dos think tanks com maior alcance nas redes sociais
Dois artigos publicados na Revista Forbes...
Liberdade para Trabalhar avança em Nova Friburgo-RJ com 289 atividades liberadas de alvará
Lançado no dia 29 de junho...