DOE

Fórum Liberal 2023 debateu: é preciso regular motoristas e entregadores de aplicativos?

O Fórum Liberal 2023, organizado pelo Instituto Liberal de São Paulo (ILISP) com apoio do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica, aconteceu na última quarta-feira (23) e teve como tema principal a Liberdade para Trabalhar e sua importância para os brasileiros.

Após o primeiro painel sobre os riscos à liberdade de expressão no Brasil, o segundo painel do evento foi sobre a necessidade ou não de regular o trabalho de entregadores e motoristas de aplicativos.

O painel em questão teve como moderador Kayque Lazzarini. Ele iniciou sua participação falando sobre a importância do debate em torno dos aplicativos. “Tudo ganhou força há cerca de oito anos e acho que o que mais marcou a chegada foi a necessidade de aceitação por parte dos taxistas, por exemplo, que são monopolistas e não receberam imediatamente esse sistema de liberdade para trabalhar”, relembrou.

O diretor-executivo da Associação de Mobilidade e Tecnologia (AMOBITEC), André Porto, iniciou o debate. Para ele, um dos pontos mais importantes dessa discussão é a abertura para que novas empresas adentrem nesse mercado.

“Ainda é um mercado extremamente fechado, monopolizado, onde empresas que há décadas estão dentro dele atuam para que ele permaneça assim. Estamos diante de um momento bastante crítico que é a regulamentação desse mercado, com uma proposta que esta consulta pública na ANTT e o nosso desafio – e o que estamos buscando – é espaços para que mais empresas possam chegar – por que quanto mais opções menor o preço e melhor para o consumidor”, ressaltou.

Já para Maria Cristina Mattioli, Desembargadora do Trabalho Aposentada, Presidente do Conselho de Relações do Trabalho da FIESP e integrante do Conselho de Emprego e Relações do Trabalho da Fecomercio/SP, a liberdade das instituições nas relações de trabalho deve ser respeitada.

“Sempre prezei pelo debate em torno do da defesa do modelo em que primeiro se promulga o econômico para depois debatermos as relações de trabalho que desejo no tempo oportuno. Inclusivo, nesse modelo, na Fecomércio nós priorizamos pensar na relação já existente entre pessoas e aplicativos e assim buscar entender o que precisamos pautar para que todos se sentam protegidos dentro dessa relação”, disse.

Por fim, integrou o debate Eduardo Lima de Sousa, presidente da Associação dos Motoristas de Aplicativos de São Paulo (AMASP), trazendo o lado de quem presta serviço, Eduardo mencionou que essa é uma classe muito sensível e por isso, baseado na sua experiência de diversas regulamentações pelo Brasil, a coisa mais fácil de acontecer atualmente é esse modal de trabalho acabar.

“A maior dificuldade que encontramos hoje no poder público, em relação as regulamentações, é o fato de em quase tudo existir um jogo de interesse político ou a inexperiência e conhecimento de quem legisla em relação a classe. (…) Muitas vezes, pela falta de embasamento jurídico, nós somos contactados por diversos prefeitos que nos questionam se já existe em algum lugar um modelo de regulamentação implementado e que cumpriu o papel de ser bom para todos os envolvidos nessa questão. É meio que o improvisar, preservando alguns elementos, para poder importar e implementar modelos que atendam todos os anseios”, lamentou.

Confira o debate completo no vídeo:

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...