DOE

Gestão Doria pede veto a projeto federal que permite agentes de trânsito armados

A gestão de João Doria (PSDB) na Prefeitura de São Paulo enviou um ofício ao presidente Michel Temer (PMDB) pedindo que o projeto de lei que autoriza o armamento de agentes de trânsito seja vetado.

O projeto altera o Estatuto do Desarmamento e aguarda decisão do presidente da República. O texto permite que autoridades de trânsito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios tenham porte de arma em serviço “mediante comprovação de capacidade técnica e de aptidão psicológica”.

O ofício da gestão Doria partiu do Secretário dos Transportes, Sérgio Avelleda, para quem o projeto de lei tende a trazer maior insegurança ao trânsito: “não vemos razão nenhuma para armar os agentes de trânsito. (…) Armá-los significa torná-los alvo de bandidos. Isso contribui para uma animosidade desnecessária no trânsito”.

A alteração na lei é uma reivindicação da Associação dos Agentes de Trânsito do Brasil, a qual tenta há nove anos tenta garantir o direito à autodefesa de seus representados. Em seu site, a associação diz que armar o agente de trânsito é uma necessidade social e que os agentes ainda terão que passar pelo controle de testes de aptidão técnica e psicológica.

Em junho, a Secretaria Especial de Comunicação da gestão Doria fez uma parceria com o Instituto Sou da Paz para “reduzir a violência armada” por meio do recebimento de armas entregues pela população. A campanha, entretanto, foi um fracasso: somente 25 armas foram recebidas.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...