DOE

Gestão Doria pede veto a projeto federal que permite agentes de trânsito armados

A gestão de João Doria (PSDB) na Prefeitura de São Paulo enviou um ofício ao presidente Michel Temer (PMDB) pedindo que o projeto de lei que autoriza o armamento de agentes de trânsito seja vetado.

O projeto altera o Estatuto do Desarmamento e aguarda decisão do presidente da República. O texto permite que autoridades de trânsito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios tenham porte de arma em serviço “mediante comprovação de capacidade técnica e de aptidão psicológica”.

O ofício da gestão Doria partiu do Secretário dos Transportes, Sérgio Avelleda, para quem o projeto de lei tende a trazer maior insegurança ao trânsito: “não vemos razão nenhuma para armar os agentes de trânsito. (…) Armá-los significa torná-los alvo de bandidos. Isso contribui para uma animosidade desnecessária no trânsito”.

A alteração na lei é uma reivindicação da Associação dos Agentes de Trânsito do Brasil, a qual tenta há nove anos tenta garantir o direito à autodefesa de seus representados. Em seu site, a associação diz que armar o agente de trânsito é uma necessidade social e que os agentes ainda terão que passar pelo controle de testes de aptidão técnica e psicológica.

Em junho, a Secretaria Especial de Comunicação da gestão Doria fez uma parceria com o Instituto Sou da Paz para “reduzir a violência armada” por meio do recebimento de armas entregues pela população. A campanha, entretanto, foi um fracasso: somente 25 armas foram recebidas.

Está gostando do conteúdo? COMPARTILHE!

Mais Recentes

Liberdade para Trabalhar avança em Anápolis-GO com 297 atividades liberadas de alvará
Lançado no dia 29 de junho...
Ranking mundial da Forbes reconhece o ILISP como um dos think tanks com maior alcance nas redes sociais
Dois artigos publicados na Revista Forbes...
Liberdade para Trabalhar avança em Nova Friburgo-RJ com 289 atividades liberadas de alvará
Lançado no dia 29 de junho...
Projeto Liberdade para Trabalhar é lançado em Sergipe
Lançado nacionalmente no dia 29 de...
Liberdade para Trabalhar: Boa Vista-RR dispensa 297 atividades da necessidade de alvará
Lançado no dia 29 de junho,...
Em evento no Senado, ILISP lança o Mapa da Liberdade para Trabalhar
Um pequeno empreendedor que tirou a...

Leia Sempre Primeiro

Cadastre-se na nossa Newsletter e receba sempre em Primeira Mão!