DOE

Gestão Doria quer ISS sobre Netflix e Spotify 45% superior à alíquota mínima federal

A criação do Imposto Sobre Serviços (ISS) sobre o Netflix, Spotify e outros serviços de streaming  – prevista de forma obrigatória na Lei Complementar n° 157/2016, aprovada no ano passado pelo Congresso, sancionada pelo presidente Michel Temer e que terá que ser feita por todas as cidades brasileiras até o final de 2017 – determina que a alíquota mínima do imposto deve ser de 2%. A isenção do imposto passou a ser proibida.

A gestão de João Doria (PSDB) na Prefeitura de São Paulo, entretanto, quer tomar a força um valor ainda maior dos pagadores de impostos brasileiros: ambas as empresas possuem sede na cidade de São Paulo e cobrarão os valores dos clientes de todo o país que contratam estes serviços (6 milhões de assinantes, no caso da Netflix; a Spotify não informa o número de assinantes no Brasil). Doria quer uma taxa de 2,9% do valor do faturamento de cada nota, ou seja, 45% superior ao mínimo definido na lei federal.

Serviços de hospedagem de dados também serão tarifados, assim como a criação de programas de computador, aplicação de piercing, reflorestamento e monitoramento eletrônico, entre outros serviços previstos para cobrança de acordo com a nova lei federal.

A medida foi defendida de forma apaixonada por Doria ontem, ao melhor estilo militante do PT, PSOL ou PCdoB: o prefeito chegou a afirmar que as empresas devem “tirar da margem (de lucro)” e “sem cobrar do consumidor” porque são “empresas ricas” e o “dono da Netflix é bilionário”.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...