DOE

Macri quer isentar parte dos argentinos do pagamento de IPTU / IPVA

Em mais uma medida para aumentar a renda da população frente à inflação gerada pelo governo de esquerda anterior e reduzir o impacto do estado, o presidente da Argentina, Maurício Macri, anunciou na última sexta-feira que irá encaminhar em março ao Congresso uma proposta para reduzir o impacto do Imposto sobre Bens Pessoais, uma espécie de super IPTU/IPVA que é cobrado sobre todos os ativos do país: imóveis, móveis, veículos, obras de arte, saldos de contas correntes, dinheiro vivo declarado, moeda estrangeira, ações e participações societárias. O presidente argentino pretende aumentar a faixa de isenção a fim de que menos pessoas paguem o imposto, numa medida similar à anunciada em relação ao imposto de renda. A nova faixa de isenção prevista ainda não foi definida.

Atualmente, todos os argentinos com mais de 305 mil pesos (76 mil reais) em ativos até o dia 31 de dezembro do ano anterior são obrigados a pagar o imposto. Entretanto, o limite de isenção não é atualizado desde 2007, o que tem feito com que cada vez mais argentinos estejam sujeitos ao pagamento. Em abril de 2007, o imposto era cobrado sobre aqueles que tinham ativos superiores a 98 mil dólares. Entretanto, como a faixa de isenção foi mantida inalterada por quase dez anos, atualmente todos aqueles com ativos superiores a 20 mil dólares são obrigados a pagar o imposto, o que significa que todos aqueles que tenham um imóvel, incluindo os mais pobres, estão sujeitos ao imposto.

O Imposto sobre Bens Pessoais foi criado de forma temporária em 1991 como um Imposto sobre Fortunas e várias vezes prorrogado.

Com informações do La Nación

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...