DOE

Além de Maria do Rosário, quatro deputados também usam Uber e votaram contra aplicativos

A Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira (04), o projeto que, na prática, extingue o Uber e demais aplicativos de motoristas particulares no Brasil. Seis dos deputados que votaram a favor das emendas que inseriram a proibição aos aplicativos no projeto, entretanto, utilizaram o Uber nos últimos meses e pediram o reembolso à Câmara dos Deputados, ou seja, aos pagadores de impostos brasileiros.

É o caso de Maria do Rosário (PT-RS). De acordo com a deputada gaúcha, a regulamentação dos aplicativos de motoristas particulares é necessária para garantir a segurança do usuário e direitos trabalhistas do motorista, além de evitar brechas para o transporte clandestino. Pela lógica da deputada gaúcha, entretanto, ou o serviço garante a segurança do usuário e não é clandestino, ou então ela não se preocupa com a própria segurança: a petista fez seis corridas no Uber nos primeiros três meses de 2017.

De acordo com a assessoria do deputado Vitor Lippi (PSDB-SP) – que votou “sim” a um dos destaques e “não” ao outro – o primeiro voto do deputado, favorável à extinção dos aplicativos, foi um “engano”. A utilização do Uber pelo deputado e posterior reembolso, entretanto, não foi um engano: o tucano utilizou o UberX uma vez, em Brasília, no dia 08 de novembro de 2016.

A favor das duas emendas que extinguem os aplicativos, Nilto Tatto (PT-SP) afirmou que “não há restrição de uso do aplicativo, ele pode funcionar com autorização do poder público”. As principais empresas que prestam o serviço discordam: o projeto aprovado pela Câmara acaba sim com os aplicativos. O parlamentar utilizou o Uber cinco vezes este ano.

Outro petista usuário do Uber e favorável aos destaques apresentados por seu partido que acabam com este e outros aplicativos, Paulo Teixeira (PT-SP), defendeu uma revisão da regulamentação. O parlamentar é relator do PL 1584/2015, que propõe a regulamentação dos aplicativos pelo poder municipal, e disse que comunicou a divergência ao líder do partido. De acordo com ele, a discussão foi insuficiente. “Não houve debate suficiente e não quis divergir da bancada”, afirmou. “A votação foi equivocada. A Câmara acertou em regular e errou em dar o mesmo status do táxi”, completou. O deputado utilizou o Uber duas vezes em 2017.

Por fim, a assessoria do deputado Herculano Passos (PSD-SP) afirmou que ele “não é contra o Uber”, mesmo tendo votado favoravelmente à extinção do Uber e demais aplicativos de motoristas particulares. É possível perceber como o deputado gosta do aplicativo na prática: foram nada menos que 50 utilizações do Uber nos últimos meses, totalizando R$ 1.269,78 gastos.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais Recentes

Ribeirão Preto se torna o município com mais Liberdade para Trabalhar no Sudeste com apoio do ILISP
A cidade de Ribeirão Preto, no...
Jaboatão dos Guararapes se torna a cidade com mais Liberdade para Trabalhar do Brasil com apoio do ILISP
No dia 13 de novembro de...
Presidente do ILISP conversa com governador de Goiás para aumentar Liberdade para Trabalhar no estado
O presidente do ILISP Marcelo Faria...
Projeto do ILISP é considerado um dos 6 melhores do mundo e concorrerá a prêmio mundial
O projeto Liberdade para Trabalhar do...
Estado do Paraná regula Lei de Liberdade Econômica com apoio do ILISP
O governador Carlos Massa Ratinho Junior...
Bagé-RS recebe prêmio como município com mais Liberdade para Trabalhar no Brasil
A cidade de Bagé, no Rio...